clique nos títulos para mais informações!
PALESTRAS
LOGO LOGO TRAREMOS NOVIDADES!
Por: Waldiney Mello
Trabalhou como professor-pesquisador lecionando para os cursos de graduação em Biologia, Enfermagem, Nutrição e Farmácia. Possui experiência nas áreas de Sistemática Filogenética, Biologia Marinha e Zoologia, com ênfase em sistemática filogenética e taxonomia de Chondrichthyes, e morfologia comparada de Vertebrados. Atualmente professor adjunto pela UERJ, lotado no CApUERJ, pelo Departamento de ciências da Natureza. Professor da Pós-graduação em Ensino de Ciências (DECB/UERJ). Paralelamente, já participei de consultorias ad hoc junto ao Canal Futura de Televisão (Fundação Roberto Marinho), em séries relacionadas à divulgação científica e biologia animal, além de apresentar como comentarista convidado do quadro semanal Rádio Animal voltado à mesma temática.
Horários:
Por: Luiz Guilherme Hendrischky
Bacharel em Biomedicina com habilitação em Patologia Clínica pela Universidade Feevale (2017). Cursou parte da graduação nos Estados Unidos, na State University of New York at Plattsburgh, por meio do programa Ciência sem Fronteiras. Trabalhou como Pesquisador Assistente no Colaiacovos Lab do Departamento de Genética da Harvard Medical School (2015), onde desenvolveu e participou de projetos sobre o papel da acetilação da proteína N-Terminal na meiose, não disjunção cromossômica, sinapse cromossômica e recombinação meiótica. Possui o canal no YouTube, Luiz Hendrix, onde produz vídeos de Divulgação Científica e Educação. É co-host do Biomedcast, o Podcast da Biomedicina. Atualmente é Doutorando em Ciências Médicas (Ênfase em Medicina Clínica e Translacional) pelo Instituto DOr de Pesquisa e Ensino (IDOR) atuando nas seguintes linhas de pesquisa: estudo de células neurais humanas derivadas de células-tronco de pluripotência induzida (iPS) como modelo in vitro de doenças neurodegenerativas, neurofarmacologia de canabinoides e receptores vaniloides.
Horários:
Por: Zulmira Helena Gamito Coimbra de Almeida
Possui mestrado em Biologia da Conservação pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e graduação em Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Tem interesse especial em biologia da conservação, ecologia humana e documentários de divulgação científica e dirigiu o documentário O Poema Imperfeito, em associação com Fernando Fernandez, escritor do livro O Poema Imperfeito – Crônicas de Biologia, Conservação da Natureza e seus Heróis, a partir do qual o filme foi produzido.
Horários:
Por: Milton Ozório Moraes
É pesquisador titular da Fundação Oswaldo Cruz, professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Ainda, é Cientista do Nosso Estado (CNE/FAPERJ) e participou do comitê científico do MALTALEP. É lider de grupo de pesquisa em genômica funcional e genética epidemiológica de doenças infecciosas e chefe do laboratório de hanseníase do Instituto Oswaldo Cruz com experiência nas áreas de Genética, Imunologia e Biologia Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: genética e imunologia de doenças infecciosas (hanseníase, tuberculose, dengue, leishmaniose, doença de Chagas e sepse), diagnóstico molecular de hanseníase e tuberculose, e desenvolve kit de diagnóstico de hanseníase baseado na detecção de DNA de Mycobacterium leprae. Tem, ainda, especial interesse na formação de recursos humanos com orientações de mestrado e doutorado e no desenvolvimento científico e tecnólogico brasileiro. Neste contexto, ocupou o cargo de coordenador do Programa de Pós graduação Stricto sensu de Biologia Celular e Molecular do Instituto Oswaldo Cruz (2006-2010), e atua nas iniciativas da FIOCRUZ de formação de recursos humanos em nível de Pós-graduação no exterior, especialmente em Moçambique (onde também está envolvido em atividades de pesquisa, ensino e desenvolvimento) mas também na Argentina e Haiti. Atualmente ocupa o cargo de coordenador geral adjunto de programas de pós graduação da FIOCRUZ e é o gerente da plataformas tecnólogicas de genotipagem e expressão gênica do programa de desenvolvimento tecnólogico de insumos para a saúde (PDTIS).
Horários:
Por: Bruno Henrique Pimentel Rosado
É Professor Adjunto do Departamento de Ecologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Tem atuado como revisor de revistas como Global Ecology and Biogeography, Global Change Biology, Journal of Vegetation Science, New Phytologist, Plant and Soil, Tree Physiology, Trees-Structure and Function, Journal of Ecology entre outras. É editor de área em Ecologia Vegetal da Rodriguésia, Revista do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, além de ser credenciado no Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da UERJ e Colaborador no Programa de Pós-graduação em Botânica da Escola Nacional de Botânica Tropical (Jardim Botânico do Rio de Janeiro). Seu foco de pesquisa é na área de Ecologia vegetal, com ênfase em ecologia funcional, atuando principalmente nos seguintes temas: atributos funcionais, diversidade filogenética, conservatismo de nicho, ecohidrologia, interações biosfera-atmosfera, ecologia de comunidades e ecossistemas.
Horários:
Por: Maurício Martins da Silva
Graduado em Ciências Biológicas - Licenciatura Plena (2011) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atua como docente da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro lecionando no ensino básico em disciplinas como ciências físicas e biológicas e química para alunos dos níveis médio e nível técnico em biotecnologia do Colégio Estadual Círculo Operário (CECO). Obteve o grau de mestre pelo PROFBIO/UFRJ - Duque de Caxias, no qual desenvolveu atividades do seu projeto de mestrado no no Laboratório de Fisiologia Endócrina Doris Rosenthal (LFEDR) do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho na UFRJ obtendo experiência e conhecimentos na área de fisiologia/endocrinologia básica ao atuar investigando a ação dos efeitos deletérios dos plastificantes - bisfenóis (A e S) e ftalatos - sobre a função da glândula tireoide e consequentemente sobre o metabolismo energético.
Horários:
Por: Flavia Pedroza Lima
Flavia Pedroza Lima cursou a graduação em Astronomia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e fez mestrado em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia na COPPE/UFRJ. Atualmente cursa o doutorado em HCTE na UFRJ. Trabalha na área de ensino e divulgação científica desde 1996, ministrando cursos, palestras e aulas, organizando eventos e coordenando projetos. É Astrônoma concursada da Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro desde 2006. De 2000 a 2005, trabalhou na Coordenação de Educação do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). Foi curadora da exposição "Filhos do Sol, Filhos da Lua: O Céu e o Tempo para os Povos Nativos das Américas", inaugurada no Planetário da Gávea em 2008 e atualmente exposta no Museu das Idéias, em Santa Cruz. Participou de congressos nacionais e internacionais, com trabalhos publicados. Suas áreas de interesse em pesquisa são: Astronomia nas Culturas, História das Ciências, Educação não Formal, Museus de Ciências e Planetários.
Horários:
Por: Ana Carolina da Fonseca Mendonça
Possui graduação em Biomedicina pela Universidade Federal Fluminense (2016). Durante o período de 2013 a 2016 participou do programa para alunos de iniciação científica e técnica PIBIC/PIBIT, exercendo suas atividades no Laboratório de Hepatites Virais (IOC-Fiocruz/RJ). Atualmente é mestranda pela Pós-graduação Stricto sensu em Medicina Tropical do Instituto Oswaldo Cruz (PGMT/IOC/Fiocruz). Tem experiência na área de Virologia e Biologia Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: hepatites virais, virologia molecular, métodos de diagnóstico, Hepatite C e padronização de métodos moleculares.
Horários:
Por: Fabiane Ferreira Martins
Possui graduação em Biomedicina (2008), onde desenvolveu pesquisas na área de morfofisiologia com ênfase no estudo das alterações histológicas no trato reprodutor de ratos submetidos a variações hormonais. Em 2009 atuou como assistente de pesquisa (Bolsa de apoio técnico CNPq) vinculada ao laboratório de Imunomorfologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (Instituto de Biociências, Letras e Exatas - IBILCE - São José do Rio Preto). Mestre em Biologia Animal (2012) - Área de concentração em Biologia Estrutural pelo Programa de Pós Graduação de Biologia Animal - UNESP, onde trabalhou com o estudo da morfofisiologia reprodutiva das glândulas acessórias do trato reprodutor de morcegos (Bolsa Fapesp). Doutora em Ciências (2017) pelo Programa de Pós Graduação em Biologia Humana e Experimental da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (Modulação da obesidade via deficiência de leptina no tecido adiposo marrom e na morfofisiologia reprodutiva de camundongos) (Bolsa Capes). Possui experiência em biologia tecidual com ênfase em técnicas de: cultura celular, imunohistoquímica/imunofluorescência, microscopia eletrônica, western blot e RTq-PCR. Atualmente é Pós-Doutoranda do Laboratório de Morfometria e Metabolismo Cardiovascular - LMMC da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ.
Horários:
Por: Jorge Felipe Marçal Gomes
Licenciando em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é integrante do Bafo! - Bando de Estudos e Pesquisas em Currículo, Ética e Diferença e do Projeto Fundão Biologia na fronteira da diferença, ambos coordenados pelo Prof. Thiago Ranniery.
Horários:
Por: Claudio Carneiro Filgueiras
Atualmente é Professor Associado, bolsista do Programa Prociência (UERJ/FAPERJ), bolsista do Programa Cientista do Nosso Estado (FAPERJ) e bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ-2, CNPq) no Departamento de Ciências Fisiológicas (DCF) do Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em neurofisiologia. Desenvolve as seguintes linhas de pesquisa: 1) Desenvolvimento ontogenético das assimetrias cerebrais; e 2) Efeitos da exposição do sistema nervoso a agentes neurotóxicos durante o desenvolvimento.
Horários:
Por: Daniela Frida Drelich
Formada em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1986) e em Pedagogia também pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005), Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2012) e concluiu o pós-doutorado em Educação na UERJ (2013). É professora adjunta da Faculdade de Educação da UERJ. Tem experiência na área de Educação, nos cursos de pedagogia e licenciaturas, nas disciplinas Didática, Avaliação, Currículo, Estágio, Docência do Ensino Superior e Educação em Direitos Humanos. Atua na Educação à Distância no Consórcio Cederj sendo coordenadora da disciplina pedagógica de avaliação. Tem pesquisado principalmente os seguintes temas: ação afirmativa, política de cotas da UERJ, políticas públicas voltadas aos negros no ensino superior, multi/interculturalidade, direitos humanos, currículo e didática.
Horários:
Por: Davi Bonela
É editor, jornalista e profissional de comunicação com experiência nas áreas de educação, ciência e saúde. Atualmente, é pesquisador da Diretoria de Desenvolvimento Científico do Museu do Amanhã. Antes, trabalhou na Fiocruz, Academia Brasileira de Ciências e em outras instituições tradicionais de pesquisa e divulgação científica. Em 2017, foi selecionado como non-European fellow da Ettore Majorana Foundation and Centre for Scientific Culture, na Itália. Em 2018, participou do intercâmbio profissional entre o Museu do Amanhã e o Science Museum Group, na Inglaterra, por meio do Newton Fund Institutional Skills do British Council. Enquanto jornalista está cobrindo conferência internacionais sediadas no Brasil sobre os desafios globais. Em destaque, a cobertura oficial da Cúpula do Povos na RIO+20, quando foram lançados os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, e o Fórum Mundial de Ciência, quando os cientistas apresentaram suas contribuições para o êxito dessa agenda da ONU que acompanha desde o início. Publica matérias, entrevistas, artigos e participa da produção de exposições, livros, documentários, programas de tv e seminários. Tem interesse em comunicar novas agendas de desenvolvimento global.
Horários:
Por: Thaís Fernandes
É jornalista e profissional de comunicação, compõe a redação da Revista Ciência Hoje no cargo de editora executiva, bem como a da Ciência Hoje das Crianças, em que atua como editora de texto.
Horários: